16.11.02

Você é feliz?

Fazia tempo que não assistia a um Globo Repórter. O do Lula eu bem que tentei, mas só faltava o baldinho pra tanto leite que a emissora ordenhava, credo.
Hoje, na falta de opções e de ânimo* pra me mover do sofá, retomei aquilo q já foi um hábito em família (porque nós somos pele-vermelha!).

Era sobre a felicidade. Hmmm, interessante, q roupagem será que deram? É q já fiz (mais um grupo de três meninas da minha sala) um documentário sobre o tema pra rádio, mas não bateu muito com o que tinha idealizado. No fim foi até legal - confesso que fazer pesquisa sonora pra esses trampos temáticos é muito, mas muito divertido. Hoje eu notei isso no da Globo, mas, é claro (até pelo espaço/tecnologia/portanto grana/estrutura utilizados), com uma abrangência bem maior de gêneros musicais. Do rock ao hip hop, do dance ao samba. Curti. Não fosse o fato de escolherem um economista pra falar do que é felicidade na cabeça das pessoas (Eduardo Gianetti, o tal), acharia tudo na medida. Sem radicalizar - mas é q o homem palpitava demais, só faltava vestir uma camiseta de Veja Lima Limão durante as entrevistas ... bem...

Difícil definir felicidade, não? É tão ampla, ao mesmo tempo tão incompleta a noção que temos dela...Tão ligada a valores, crenças, ideologias e o escambau, que, pelo menos eu, seria a inimiga número um da objetividade (ela He-Man, eu Esqueleto) se tentasse explicá-la em poucas palavras. Simples demais, taí a complexidade. Mas o q me chamou a atenção (na verdade, me deu um soquinho no baço) foi o resultado de uma pesquisa, segundo a qual nós nascemos felizes, 'perdemos' o sentimento na idade adulta e o retomamos (eu questiono) na velhice. Ou seja: estou caminhando para o meio da estrada. Animador! (deixa eu pôr Radioheah aqui pra "levantar o astral", "sacudir a poeira", "espantar os maus fluidos", que detesto superstição).

Mas não passo debaixo de escada nem f*.

.................................................................................

"O sarcasmo será aliado para o resto de teus dias e rastejará contigo até a casa da serpente irônica viciada em cafeína", disse Deus a Eva, quando informado de que ela faria jornalismo.

.................................................................................

*o desânimo a que a autora se refere é o do tipo muscular. "Jamais subestime uma aula de alongamento!", ela alerta.

.................................................................................

No fone, quase fora da trilha: Cake - I will survive


Nenhum comentário: