19.11.02

Il pleut, fazê o quê?

Hoje foi aniversário da minha mãe. Queria poder escrever algo decente pra ela, mas meu bom senso foi mais forte e me impediu de assassinar a memória dos poetas. Hmm. Foi em prosa mesmo, e pela primeira vez, desde que saí de casa, me emocionei por não poder lhe dar um abraço.

Gozado que eu e ela vamos cada vez mais velhas, distantes e dependentes uma da outra.

Que bom.

*

Pra não citar mais o assunto família por ora, lembro de um termo q meu vô usa pra "chuva forte, enxurrada, dilúvio": borrasca. Se realmente eu fizer uma especialização em Língua Portuguesa, vou ver se a Gramática Histórica me explica de que ninho de tiranossauro Rex ele tirou o termo.

Pois bem. Seguem aqui dicas pobres, mas limpinhas, de como enfrentar a borrasca antes e depois de sair de casa:

1-) Não confie no sol furtivo da manhã. Depois dos felinos de toda espécie, ele pode ser traidor ao longo do dia e rir na sua cara.

2-) Ao menor sinal de uma nuvenzinha tímida, não se intimide: sombrinha (ou guarda-chuva, se vc não se assumiu ainda) a postos. Detesto com todo o meu coração carregá-la, mas vc é bem mais criativo e pode pensar em locais q não o braço de levá-la. Ex.: cintura, meia, atrás da orelha.

3-) Sua sombrinha não tem o Certificado ISO? Es de buena calidad? Hmm, eu sei, tbm te enganaram. Mas não se desespere, agora que você está finalmente

4-) na borrasca! (em BG: qqr trilha da Família Adams) Converse com ela, fazendo-a abrir a novas idéias: pra que lembrá-la de que é um mero...objeto? Se ainda assim ela embirrar e quiser imitar motocicleta empinada com vento na fuça, seja incisivo. Ameace com o lixo, sem dó. Psicotapa é perigoso: ela pode não se recuperar nem com os médicos q aparecem na rua em dias de chuva (tem um monte lá na calçada da Americanas, viu, pobres de plantão?), ou tentar furar seu olho como vingança.

5-) Evite sapatos de couro, bem como sandálias, chinelinhos ou tênis novos. Mim amigo, mas borrasca não gostar deles.Se vc acordar com aquele ímpeto de usar algo diferente nos pés (menos pantufa, aí é covardia), desconfie e olhe com cara de "te pegueeeei!" praquela nuvenzinha bisbilhoteira. É o sinal de q vc precisava.

6-) Finalmente, se vc chegou ileso até aqui, não ande próximo a meio-fio (quem souber o plural disso ganha trufa Da Irmandade ®). Nem confie na bondade do velho ao volante, lembre-se: ele enxerga mal à noite - pessoas e poças de água. Morram, seus barbeiros de asilo.

Mas co-le-ga, se você não é um assalariado, ou se matou seus pais, ficou com a herança e a polícia jura que foi a empregada, simplesmente mande a chuva à merda e fique em casa vendo filme, comendo porcaria, sedentário até a joanete. Mas feliz, né, seu varizento?

...........................................................

No fone: Belle&Sebastian - Waiting for the moon to rise


Nenhum comentário: