19.9.02

Autre fois

Conheço quem se anime com pouca coisa. Quem não se anima jamais. Quem se anima ATÉ demais.
Queria me animar o mínimo que fosse, mas que o sentimento fosse constante. Se gostar de viver assim o tempo todo for um defeito (também conheço quem pense assim), que se dane: viver longe dos extremos nunca condisse muito comigo.

*

Talvez por isso eu não me satisfaça sempre com as coisas mais simples. Sentir que o extremo de um sentimento ficou no passado pode ser uma lástima pra quem gosta de ter sempre o coração palpitante a cada olhar, a cada lembrança.

*

If equal affection cannot be, let the more loving one be me.
Já me fez muito bem acreditar nisso. Pretérito perfeito. Saudade.

****

Fixão, la première

Olhava as gravuras na parede manchada, mas não entendia bem o porque daquela rachadura lhe sorrir o tempo todo. Mirou um pouco mais confiante e percebeu a fresta. Latente, talvez o álcool tivesse pintado tudo de cor longínqua, já não sabia mais.
Aproximou-se e sentiu uma brisa vindo até seu rosto. Suave...parecia até aquela que sentia na janela do carro, nos sítio do avô, quando passava pelos eucaliptos. Saudade da infância, abrutalhada que foi pela vida adulta. Não perdeu mais tempo: deu a primeira cutucada (sempre lhe disseram curiosa, mas ignorava o escárnio do elogio), jaz uma parte da obra.
Viu a fresta de luz que aparecia pelo vão formado; aos poucos enxergou uma cratera no local. De fome certamente não morreria – dava uma ótima marreteira, a bichinha...
O pequeno foco de claridade lhe feriu os olhos, sensíveis demais àquilo que é tão explícito. Fechou-os lentamente, e, num flash, veio na memória a canção portuguesa que ouvia com a mãe.
Sentiu uma mão em seu ombro: a figura, com a face desfocada (que vinho ruim!), a levou para o meio da multidão. De lá, ouvia as palavras desconexas que lhe falavam, com olhares ansiosos e estupefatos. Parou um instante, sentou-se no chão e sentiu que os vitrais a seu lado mudavam de cor aquele facho. Compreendeu.
Seu encontro não era ali. Não daquele lado. Voltou à parede, colocou a mão esquerda na rachadura e se foi. Construir um pretérito mais a seu modo, e no tempo que quisesse: sem ansiolíticos lhe pressionando, mas com a canção lhe dando colo.

Nenhum comentário: